
"É MUITO DIFÍCIL QUE NÃO SENDO HONRADOS OS PRINCIPAIS CIDADÃOS DE UM ESTADO, OS OUTROS QUEIRAM SER HOMENS DE BEM; QUE AQUELES ENGANEM E ESTES SE CONFORMEM COM SER ENGANADOS." MONTESQUIEU, De l'Esprit des Lois,I:III,5
sábado, 20 de março de 2010
Então é a Aldeia de Quê???

sexta-feira, 19 de março de 2010
Vómito Albino Explicado...
O vómito albino regressou em grande… Depois de ouvir as palermices que voltou a bolçar lembrei-me de dar umas pequenas achegas. Assim, a escola tem as mais diversas soluções e deve contratualizar com os alunos que ultrapassem o limite de faltas e/ou sejam suspensos. Algumas das medidas possíveis:
*Aluno que bata num professor – ficar a servir cafezinhos no bar de professores, caso ainda os haja, ou, na falta dele, ficar encarregue de verificar o cumprimento do horário dos professores.
*Aluno que bata noutro(s) aluno(s) – passar a segurança da escola, devendo para melhor eficácia ter o poder de nomear os seus ajudantes dentro do seu grupo de amizades mais próximas.
*Aluno que falte às aulas porque, por pura e simplesmente, não quer lá ir – deve ser colocado como porteiro ficando responsável pela a abertura das portas da escola ao primeiro tempo da manhã.
*Aluno que seja suspenso por vandalismo – ser colocado no economato da escola.
*Aluno que tenha um elevado número de faltas justificadas – deve ser colocado no registo das faltas dos outros alunos.
*Aluno que tenha mau aproveitamento – por ordem de mérito deve chefiar e integrar o conselho pedagógico, com poderes especiais para a proceder à supervisão e alteração dos programas e seu ministério.
*** Dão-se alvíssaras a quem descobrir o melhor dos melhores para o enviar para o lugar do pai dos pais.
quarta-feira, 17 de março de 2010
A Metamorfose do Professor Gregor Samsa

“Mas, o quê que me aconteceu?”, pensou. Não estava a sonhar. E que tal se eu dormisse um pouco mais e esquecesse todos estes desvarios? Pode ser que tudo se resolva e que a leopoldina e a sua cambada tenham desaparecido e eu volte a ser, perante o mundo e perante mim próprio, o que era e não este ser abjecto em que, enquanto dormia, me transformaram… Lembrava-se de, nos seus sonhos, ver vagamente uma mulher de baixa catadura e ar de sopeira a iniciar o processo de metamorfose a que fora sujeito. Ainda parecia cheirar o hálito pestilento que se via sair pela fenda que lhe servia de boca...
“Alquimistas cruéis, transformaram-me nisto e parece-me irreversível…” pensou o professor Gregor Samsa. Como iria poder voltar para as aulas, encarar os seus alunos e, mais ainda, o director que não lhe perdoaria nem o atraso nem aquela aparência monstruosa que faria os pais retirarem os seus filhos da escola. Mandá-lo-iam, certamente, para o ministério das finanças, onde pululavam, no topo da hierarquia, dois seres ainda mais abjectos do que ele. Não queria ser ministro, não queria, muito menos, ser o primeiro deles todos… Não, queria voltar a ser o normal professor que sempre fora até então. Malditos sonhos e malditas criaturas que o tinham deformado e tornado insuportável à vista e imprestável para sempre.
Recordava tudo com emoção e afecto. A sua própria convicção era de que devia desaparecer de vez. Pensou nisso e em todo o trajecto que havia sido a sua vida. Nunca lhe perdoariam o facto de ser melhor que o pai do mundo, ter feito os seus estudos e ganho a sua vida de forma séria e honesta. A cabeça desceu, sem que quisesse, até ao chão, e das narinas saiu-lhe , fraco, o último sopro de vida. Seria menos um peso para todos e mais um pequeno negócio para os seus coveiros.
Apesar da hora matutina, o ar fresco era já menos cortante. Afinal estávamos quase em finais de Março.
terça-feira, 16 de março de 2010
25 Quilómetros de Robalos

segunda-feira, 15 de março de 2010
Por cada 3 entra 1, logo por cada 1 entra 1/3...
