sexta-feira, 16 de julho de 2010

As Bestas Que Nos Governam...


As bestas que nos governam e as hipo-bestas que escreveram naqueles erros chamados os nossos jornais não têm uma obscura intuição da diferença. (…) Os nossos políticos não são gente. Nenhum deles mostra ter tido na sua vida uma daquelas crises espirituais donde se emerge talvez ferido para sempre, mas psiquicamente homem, personalidade espiritual.
São ateus pela mesma razão que o é um burro ou uma árvore. São portugueses porque, por desgraça nossa, nasceram adentro da nossa fronteira, oriundos de gente que secularmente assim tinha feito. Nenhum detalhe psíquico os mostra portugueses. Nenhuma centelha lhes acende um momento o olhar. São vazios e estúpidos. Só sabem comer e manobrar para comer. (…)
O sr. não se bateu pela Pátria. Não se podia bater pela Pátria, porque não tem Pátria por que se bater. Não me refiro agora, já à circunstância de o sr., não tendo um conceito português da vida, não pode ser, por isso, considerado português. Refiro a outra, e mais grave, circunstância com a qual o sr. nada tem. Refiro-me ao facto de que nenhum de nós tem Pátria. O Português é hoje um expatriado no seu próprio país. Somos uma nação, não uma pátria; somos um agregado humano sem aquela alma colectiva que constitui uma Pátria. Somos… Sei lá o que nós somos? Sabe alguém o que nós somos, salvo o lugar por onde um cataclismo vai passar…


Fernado Pessoa

5 comentários:

Joana Morais disse...

actual e certeiro, tal como este http://tinyurl.com/jorge-de-sena

um abraço

Diogo disse...

Também já há muito que não me sinto um português. Sou um cidadão do mundo. Revoltam-me as bestas de cada país. Admiro os homens honrados de cada lugar.

bulimundo disse...

http://bulimunda.wordpress.com/2010/07/16/o-retrato-de-um-pais/
pois...

Joana Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana Morais disse...

Concordo consigo Diogo, a mim também me revoltam as «bestas» mas isso não faz com que deixe de me sentir Portuguesa - até porque seria impossível, é a minha identidade cultural. Muito pelo contrário o ser cidadã Portuguesa, nascida 6 dias antes do 25 de Abril 74 é o que me motiva a lutar por determinados ideais, valores que considero inalienáveis como a Liberdade de Expressão - quero voltar a ter orgulho no meu País, e é por isso que blogo, muitas vezes em Inglês devido à «trama» que resolvi enfrentar.

Estupendo o seu trabalho de divulgação sobre a Shoa em todos os seus aspectos no 'Um Homem das Cidades', trabalho que venho a acompanhar com admiração há uns anitos. Parabéns.