sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Banqueiro Arrumador

O homem que queria ensinar os professores a gerir escolas, afinal, acabou por se tornar um arrumador... Qualquer eurito está bem... Se lhe tivessem dado só 50 cêntimos também aceitava...
Quem cospe para o ar sujeita-se a que o cuspe lhe caia em cima...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Portugal...

Uma comitiva do Parlamento Europeu a convite de Sócrates e da suaMinistra Lurdinhas, visitam uma escola modelo no nosso país maravilha. Numa sala da primária cheia de jornalistas a ensaiada professora com ambição a uma futura boa colocação, pergunta aos alunos:
-Onde temos a melhor escola?
-Aqui em Portugal. - Respondem todos.
-Onde temos o Magalhães, o melhor portátil do mundo?
-Em Portugal. - Respondem.
-E onde há os melhores recreios da Europa?
-Aqui em Portugal. - Respondem mais uma vez.
-E onde existem as melhores cantinas, que servem as melhores sobremesas?
-Na nossa Escola, aqui em Portugal!
A professora ainda insaciada, continua:
-Onde é que vivem as crianças mais felizes do mundo?
-Em Portugal! - Respondem os alunos com a lição bem estudada..
Os tradutores lá iam informando a comitiva estrangeira que abanava a cabeça, cépticos. Nisto uma garota no fundo da sala começa a chorar baixinho. Com as televisões em directo, Sócrates, para impressionar convidados ejornalistas, pondo-se a jeito para as câmaras, resolve acudir à menina perguntando-lhe:
-Que tens minha Menina?
Resposta imediata da menina, soluçando:
-QUERO IR PARA PORTUGAL!!!!!!!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

A Ave do Golpe de Asa...

Aconteça o que acontecer este é o cenário gráfico de Portugal... Os necrófagos esperam o cadáver do país moribundo que se lhes apresenta. Depois de o terem ferido de morte, ainda assim, consideram que mesmo os restos cadavéricos não são de desprezar, tanto mais que nada mais sabem fazer do que parasitar o país e o seu povo...
Com a vitória perdida, resta-lhes lutar pelos bocados possíveis dos restos e, para isso, aguardam pacientemente a ver o que a coisa dá... Qual golpe de asa, qual carapuça... Os golpes que dão são com os bicos e garras afiadas, sempre ávidas e prontas a roubar mais um bocado.

terça-feira, 7 de julho de 2009

O Site da Vingança...

Pela primeira vez, em muitos anos, tenho que dar os parabéns ao ministério da educação… Foram merecedores de um excelente na data escolhida para a divulgação dos resultados dos concursos. Com a entronização do futebolista Cristiano a ser o centro das atenções de tudo o que era gente, milhões de pessoas ficaram em frente aos televisores a verem o craque a chegar, a partir, nem sei mesmo se o filmaram a fazer xixi, estava a dar aulas e não vi, embora, de qualquer das formas, não tencionasse ver. Todos esqueceram os milhares de pessoas que estiveram dias e horas à espera de um concurso que fosse, pelo menos, um pouco redentor das barbaridades, prepotências e latrocínios dos últimos anos. Essas pessoas nada contaram e nada contam. São os professores e as suas famílias que não pertencem ao estrelato e que a única coisa que fazem é tentarem preparar o melhor possível as gerações vindouras para que, debalde, se não transformem em adoradores cegos de futebolistas.
Com a saída dos resultados, um breve olhar bastou para ver que aqueles que nos governam não se esqueceram de nós e das nossas manifestações… A vingança caiu dura e implacável sobre a classe docente, dando razão aos que, como eu, defendiam que deveríamos ter sido muito mais radicais nos nossos protestos… Basicamente, trocaram alguns efectivos de uma escola para outra, colocaram meia dúzia de QZPs, que já eram efectivos, e vieram deitar foguetes que tinha sido o melhor concurso de todos os tempos… Inqualificável.
Confesso que até a mim, céptico e bastante estóico por natureza, me conseguiu surpreender a vileza do acto e atenção que foi praticado pelos seres que considero mais abjectos neste país. Nem deles esperava tal patifaria… faz lembrar as ordens desesperadas e inúteis de hitler quando, por pura loucura, maldade e estupidez num último gesto mandou matar tudo o que pudesse ser morto…
Quem vier terá a seu cargo o ter que desfazer todas estas atrocidades ora cometidas, o que não será fácil… A começar por aquilo que os sindicatos e grande parte dos professores não viram que é a condenação a uma colocação por quatro anos… Um, dois anos todos os professores já aguentaram, agora uma pena de quatro? Creio que é de mais mesmo para os mais resistentes… Eu já estive dez anos numa situação muitíssimo desconfortável, sei bem do que falo, porém todos os anos tinha, pelo menos, a esperança de poder melhorar… Podia ser pouco, mas lá se ia levando, um ano de cada vez pensando que para o outro ano as coisas poderiam melhorar… Agora?
Como é que deixámos perder o direito que nos assistia de podermos concorrer? Como é que aceitámos a divisão das carreiras, Como é que aceitámos o novo Estatuto da carreira Docente, do Aluno e o Novo Modelo de Gestão Escolar? Como é que não explodimos com tantos atropelos? E como é que vamos reagir a mais um?
Confesso que não sei, mas apenas espero que com mais dignidade e firmeza do que até aqui.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Trunfo de Costa...

António Costa ainda não lançou mão aos seus trunfos de grande popularidade... Esses trufos vão desequilibrar tudo... Tanto me faz a esquerda ou a direita, aliás a eles também não... Tudo menos isto...
Iremos apresentando alguns... Hoje aqui fica aquela que deve ser a mais amada deste país...

domingo, 5 de julho de 2009