sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A bola de neve georgiana...




A falta de tacto e a ausência de previsão das consequências subsequentes tem sido uma constante que nos vai, cada vez mais, surpreendendo no caso da Geórgia. Agora, surge um novo episódio o presidente (?) Eduard Kokoiti, da Ossétia do Sul, não quer o regresso dos georgianos ao seu território, o qual, para todos os efeitos, parece que ainda pertence à Geórgia… Saakashvili foi acordar um vespeiro adormecido do qual ou não se apercebeu das consequências, e aí foi de uma leviandade sem limites, ou, então, já as esperava e pensava (ou alguém o convenceu disso) que estava ao abrigo do grande chapéu-de-sol protector da Nato e da EU…
Puro engano, nem tinha uma coisa nem a outra, apenas a ambição de as ter, agora, fruto dessa ambição desmedida, parece começar a perceber-se que vai acabar por perder quer uma coisa quer outra e, ainda, tudo parece indicar, ter perdido o seu frágil poder militar e irá perder partes significativas do seu território, uma vez que estes se reforçaram militarmente, não só pelo saque ao material abandonado como, também, pela perda dos principais efectivos materiais georgianos.
Internacionalmente, conseguiram abrir um frente a frente entre a Rússia e o ocidente, do qual só os russos parecem poder tirar dividendos, já que apenas estes vêem sair reforçadas as suas posições, não só na área como no próprio xadrez internacional. Apagados, também eles aparentemente adormecidos, ressurgem agora com um Putin extremamente decidido a reerguer a velha Rússia e a devolver-lhe o prestígio que, por alguns anos parecera perder. Como no velho mito da caixa de Pandora, temos visto sair cada vez mais coisas deste incidente, só nos resta ir esperando para ver o que vai restar no fim…

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Luciano Pavarotti & Sting - Panis Angelicus (Live 1992)

Esclarecendo…





Ao que me parece tenho sido muito mal interpretado nas coisas que tenho escrito a respeito desta historieta, mais própria de um libreto de uma ópera bufa que propriamente de história. É o risco que corre quem diz o que pensa, nada de grave. No entanto, apesar de achar a todos os títulos perfeitamente vomitivo o Obikuelo georgiano, não significa que, nem de perto nem de longe aprecie mais os Putin, Bush, Sarko & Cia… Pelo contrário, quanto mais responsabilidade têm, pelo que os vejo fazer, menos gosto deles e neste caso, todos eles deveriam ter tido uma intervenção neutralizadora das acções do demente georgiano… Neste ponto, sobretudo os que controlam a demência do Bush e o Putin… Os primeiros não aumentando o ego homicida de um micróbio patológico e o segundo, como aliás sempre o referi, agindo com a contenção que um adulto tem que ter quando está a ser, pretensamente, agredido por uma criança de dois ou três anos… Ora, sabendo nós que o exército russo é uma força militar disciplinada e não um grupo de maltrapilhos armados, como por vezes se vê por aí, estamos certos que sem ordens, mesmo atacados, protegem-se mas não reagem. Assim, se o fizeram foi com ordens expressas, convicção que, aliás, a presença na zona de alguns recursos convenientemente disponíveis apenas vem reforçar.
Creio que todos estaríamos certos de que Putin iria neutralizar e aniquilar o mais possível as forças georgianas e retirar os máximos dividendos desta contenda e, curiosamente, andam todos a clamar vitória menos ele… Mais uma atitude inteligente, mais um ponto para o baixinho. Porém, retomando o assunto não por aquilo que vi e ouvi, do qual já falei sobejamente, mas, desta feita, por aquilo que não vi e não ouvi…
Neste aspecto, gostaria de salientar o seguinte: não vi e não ouvi nenhuma das partes envolvidas, desde a Geórgia, Rússia, EU, EUA, etc, falar dos milhares de mortos e feridos e do que fazer para repor a vida dessas famílias destruídas, da reconstrução dos milhares de casas e das infra-estruturas completamente arrasadas, do tempo e do dinheiro que vai custar recuperar tudo isso e das pobres pessoas que, sem serem tidas e achadas, se viram nesta situação absolutamente calamitosa… O micróbio cobarde e os amiguinhos voltam para os seus palácios, os Putins para as suas dachas, o Sarko para a sua amiguinha e o Bush para o seu ranchinho. Quem me preocupa são os outros, os mesmos de sempre…

terça-feira, 12 de agosto de 2008

O Linguarudo



Quer-me parecer que manda o decoro mais elementar não nos vangloriarmos, pelo menos publicamente, quando vencemos seja no que for. São vários os motivos e mais alguns... por exemplo, não acicatarmos ódios, não provocarmos reacções inúteis e até por uma questão de respeito aos mortos e aos adversários. O caso deste Saakachvili é, paradigmaticamente, um caso de demagogia patológica, eu parece-me que roça a demência... O homem perde em todas as frentes, faz figuras de uma cobardia chocante, fica com o país e o exército desfeito e não pára de discursar como o triunfador do mundo? Mais idiota do que ele só os que vão ouvir e aplaudir as baboseiras que diz... vencemos os russos, salvamos o mundo, etc.etc... Alguém que o interne... ou então cortem-lhe a bem língua curta.

O Obikuelo georgiano...

Quem viu o fim do post anterior colocado neste blogue, pode ter verificado e verificar, que o presidente da Geórgia é muito ágil com as pernas, corre bem... quase tão ágil como com a língua...Numa entrevista telefónica concedida à cadeia de televisão norte-americana CNN, quando questionado sobre a mensagem que gostaria de transmitir à Rússia respondeu: "Creio que devem saber que a Geórgia nunca se vai render. A Geórgia nunca se vai render". Ora, quem viu os filmes em questão, (1 e 2) sabe que o seu presidente estará na linha da frente, mas só quando for para fugir... É pena que um povo, qualquer que ele seja, não se aperceba destas coisas e se faça matar por fulanos que não valem um caracol, apesar de terem línguas de palmo e meio... aliás, é só isso que têm... o resto não está lá...
Sendo assim, nada admira que Putin não queira falar ou negociar com o corredor georgiano, no fundo os seus argumentos são intocáveis... não são credíveis as negociações com quem nos atacou sem aviso, perdeu em toda a linha e quer negociar como se tivesse ganho tudo e mais alguma coisa... Muito possivelmente eu faria o mesmo ou então telefonava-lhe e fazia-lhe: Buuuuuu! pelo telefone, que ele só pararia debaixo das saias do Papa...

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

É uma vergonha…












Bush ordenou que Putin acabe imediatamente com o conflito na Geórgia, o quê que pensarão os outros países se a Rússia não esmagar rapidamente a Geórgia e, mais importante, como é que eu vou convencer o congresso a aprovar mais verbas para armamento se a Rússia já nem consegue fazer uma incursão de 50 Km num estado que, ainda por cima, nem sequer é mercado??? Vejam o Iraque, o Afeganistão, aquele… esse, o outro e os estados que nós temos atacado e ganho ao pé da Escócia, não é?, não? Pronto seja lá onde for… Acabem com isso já, senão eu acho que vocês estão embriagados como… Bom, acabem com isso… é uma ordem, o Papa já está a rezar e eu já tive que ouvir duas palestras sobre o sítio onde isso ficava…


E depois é ver o herói em acção






Que demonstração de coragem para o seu povo e que organização... nem sei como não se mataram todos uns aos outros...

O elefante e a formiga II




Obviamente... Após a cobertura que foi dada pelo ataque risível e idiota às forças russas, Putin não desejará abrir mão deste incidente sem retirar os seus dividendos, nomeadamente no que respeita à cobertura que a Geórgia tem dado às repúblicas vizinhas, em grande parte, fomentada pelo presidente georgiano, Mikhail Saakashvili. No seu lugar, também não ficaria satisfeito com um mero cessar fogo georgiano, até porque o seu fogo não constitui qualquer ameaça para as forças russas, exigiria, no mínimo, uma rendição incondicional, o reconhecimento de culpa, indemnizações de guerra e o afastamento do presidente megalómano e convencido que foi o principal responsável por tudo isto. Se eu penso assim, Putin não só não deixará de pensar nisto, como não perderá a oportunidade que lhe é dada para marcar pontos significativos e exemplares na região. É o que se está a verificar e Putin não tem feito mais do que agir na defesa dos interesses russos; podemos não gostar, mas no lugar dele teríamos ou deveríamos agir assim... Deixou-se ser atacado e depois, com essa legitimidade, atacou com calma e toda a tranquilidade do mundo. Veremos apenas até onde quer ir... o grande culpado aqui parece-me ter sido o idiota e megalómano Saakashvilli, que resolveu colocar-se nos bicos dos pés, sem ver para onde subia, e bateu com a tola no tecto...
Penso que devemos caminhar no sentido que nos é sugerido pelo Boris Vian, no tema que apresento em baixo, e esse sentido é que sempre que os governates digam às populações, que são quem combate, que vão combater elas respondam, simplesmente:vão vocês... Por exemplo, eu, se o Sócrates ou outro qualquer me mandasse ir combater não nem sei com quem eu, e creio que a maioria da população portuguesa, não iria…Por outro lado, tento fazer uma análise fria das coisas, onde tento deixar de fora o que desejava que fosse, para tentar perceber o que é e no que se vai tornar… São duas coisas completamente diferentes…
Vejam o filme: http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/7554507.stm “The Georgian president runs for cover as he visits a bomb site” e vejam o herói Saakashvili a fugir como um rato daquilo em que lançou o seu povo…É deprimente… Mas elucidativo.

domingo, 10 de agosto de 2008

Um exemplo vale mais que mil palavras...

Ele e o maninho, que se calhar também quer ir...


É-me sempre desagradabilíssimo ouvir falar deste personagem e, mais ainda, ouvi-lo falar ou ser ouvido, ainda que o seja por escrito… Vem agora dar palpites sobre o que se devia fazer na Quinta da Fonte e outros bairros que tais… Muito bem, estou cem por cento de acordo com ele, que comece por dar o exemplo e se mude para lá, pois, de uma coisa estou certo, essas pessoas sabem tratar melhor de certos assuntos do que o estado português…
Espero sinceramente que este personagem só volte a falar quando já lá estiver instalado, até lá deve estar calado e bem calado

Só por acaso: aqui fica o video para quem não se lembra...

A formiga e o elefante...




Há, quanto a mim, alguns aspectos que falham aqui... 1º Não se pode levar a sério uma guerra entre a Geórgia e a Rússia; 2º Mikhail Saakashvili, na tentativa de recuperar alguma da popularidade perdida, não hesitou em fazer chacinar o próprio povo, pelo que sai como o criminoso maior deste incidente, pelo que deveria ser, imediatamente, afastado; 3º Não se percebe a necessidade e a estupidez da Rússia em atingir alvos civis, o que acabou por a deixar também ficar muito mal vista neste caso e, finalmente, veremos, e aí sim temos guerra, se este incidente tem alguma extensão ao Irão...
Mais, com a cobertura que foi dada pelo ataque risível e idiota às forças russas, Putin não desejará abrir mão deste incidente sem retirar os seus dividendos, nomeadamente à cobertura que a Geórgia tem dado às repúblicas vizinhas, em grande parte, fomentada pelo presidente georgiano, Mikhail Saakashvili. No seu lugar, não ficaria satisfeito com um mero cessar fogo georgiano, até porque o seu fogo não constitui qualquer ameaça para as forças russas, exigiria, no mínimo, uma rendição incondicional, o reconhecimento de culpa, indemnizações de guerra e o afastamento do presidente megalómano e convencido que foi o principal responsável por tudo isto. Se eu penso assim, Putin não só não deixará de pensar nisto, como não perderá a oportunidade que lhe é dada para marcar pontos significativos e exemplares na região.