sábado, 18 de outubro de 2008

Têm o que merecem...



Militares protestam hoje em Lisboa contra reformas no sector.

É sempre com grande curiosidade que leio estas notícias… Oficiais, Sargentos e Praças reunidos a protestarem sobre a condição militar e a deterioração do tratamento que têm sofrido de há uns anos a esta parte. É claro que têm razão, é o preço que estão a pagar, como tantas outras classes, por se terem acobardado durante todo esse tempo… Eu sou professor pouco mais posso fazer do que escrever, se fosse militar penso que estudaria a realização de um exercício surpresa de ocupação dos pontos vitais da cidade de Lisboa, para treinar uma eventual situação de ataque eminente e, consecutivamente, a ocupação da cidade para preparar a resistência ao IN. Os militares foram feitos para andarem fardados e armados, não para irem à civil passear ao Rossio como burgueses ou operários vulgares…

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

É verdade... isto tem que ser um PIN...


Portugal é o país da UE onde a pobreza mais caiu
É uma desgraça, os pobres portugueses, que cada vez são mais, andam sempre a cair. Caem por tudo e por nada, caem nos buracos que há nos passeios, caem nas obras onde trabalham, caem das pontes quando elas próprias também caem, enfim, fartam-se de cair.

Mas não é tudo, que nem só por tombos caem os pobres portugueses, caem sobretudo em esparrelas e contos do vigário… Aí as quedas são alarmantes… caem, desde logo, nas notícias de jornal que alguém encomenda, caem nos números forjados, caem em promessas eleitorais, caem no agiota consumismo bancário dos empréstimos, caem na esperança de uma vida melhor, caem nas Novas Oportunidades, caem quando acreditam que as coisas vão melhorar, caem de maduros…
De facto, é um problema nacional, os pobres portugueses caem demais, urge tomar medidas, quem sabe se uma educação melhorada e mais avisada os não impede de melhorarem a sua performance e passarem a cair menos. Talvez se se conseguissem sacudir como fazem os cães, conseguissem fazer cair alguns dos muitos parasitas que lhes vivem às costas e passassem a cair menos. Este deve ser considerado um verdadeiro PIN, Projecto de Interesse Nacional…

Espasmos...







Que cada povo seja livre de escolher o anormal que quiser...

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Depois do 15 de Outubro...

Como uma onda - Caetano Veloso / Lulu Santos

Composição: Lulu Santos / Nelson Motta


Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia

Tudo passa, tudo sempre passará

A vida vem em ondas como o mar

Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é

Igual ao que a gente viu há um segundo

Tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir

Nem mentir pra si mesmo

Agora

Há tanta vida lá fora, aqui dentro

Sempre como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia

Tudo passa, tudo sempre passará

A vida vem em ondas como o mar

Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é

Igual ao que a gente viu há um segundo

Tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir

Nem mentir pra si mesmo

Agora

Há tanta vida lá fora,

aqui dentro

Sempre

como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

Como uma onda no mar

O 15 de Novembro...

A Generalização da Loucura

Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O 15 de Novembro...



Estamos a assistir a um dos episódios mais bizarros de que me lembro… Os sindicatos demarcaram-se daqueles que deviam representar, preferiram servir os seus interesses, que eu não sei nem quero saber quais são, e assinar o acordo de Judas com a ministra da educação, acordo esse que a larga maioria dos professores não desejava que fosse assinado. Eles sabiam e fizeram-no… Eu pertenço ao lote dos que estavam contra a assinatura desse acordo, para mim, e tenho dificuldade em entender outra forma de pensar, prefiro não assinar nada a assinar um mau acordo e era isso que os sindicatos deveriam ter feito. Não assinavam acordo nenhum, já que esse acordo em nada beneficiava nem a classe nem a escola, e as coisas ficavam assim… Logo se via no que dava.
Infelizmente, essa camarilha de sindicalistas, encabeçada pelo horrível Mário Nojeira, não pensa como eu, nem como a maioria dos colegas, pois também não sofre na pele os efeitos das coisas que assinou, como não dão aulas há muito tempo e assim continuarão, não sabem nem querem saber dos reais quotidianos dos professores, nem digo dos colegas porque já não o somos. Eu sou professor eles são sindicalistas, não deviam ser mas são profissões completamente diferentes. Garantiram para eles as suas mordomias e excepções e foi tudo o que conseguiram e, se calhar, tudo o que queriam.
Resumidamente, desde logo, como era evidente, deu-se a maior ruptura que alguma vez vi entre professores e sindicatos, nas escolas, onde os professores trabalham, vivia-se um clima de perfeita incredulidade… Então foram assinar aquela porcaria e trair os 100 000 que se manifestaram em Lisboa? Sim é verdade, merda para isto… Da euforia à depressão foi um passo muito curto e os sindicalistas, lá por onde andam, cantavam a vitória dos demagogos na qual só eles fingiam acreditar e acabaram por ficar ligados ao péssimo acordo que assinaram.
Os professores não. Os professores não só não assinaram nada, como estavam contra essa assinatura, pelo que não se sentiram comprometidos em convocar uma manifestação, pois esse é um direito consagrado e porque nas escolas, onde os sindicalistas não estão, tudo corria pelo pior. Nada do que foi legislado funciona, nem o novo Estatuto da Carreira Docente, nem o novo Estatuto do Aluno, nem funcionará o novo Modelo de Gestão Escolar, nem a nova forma de Concurso de Professores. Contrariamente ao que se possa pensar, de burros os professores não têm nada pelo que cedo perceberam que toda esta diarreia legislativa tinha que parar… e, como muito má que é, não tem emenda possível, apenas se pode pensar na revogação de toda esta legislação, voltar temporariamente à anterior, que podia ter defeitos mas funcionava, até ser encontrada e testada uma melhor. Tão só.
Quer-me parecer que, com todas estas asneiras, os sindicatos perderam o barco, sendo ultrapassados por movimentos e grupos de professores fartos de sofrer na carne toda esta situação e, para mim o pior, o facto de olharem para a frente, para a direita e para a esquerda e só verem um futuro pior. Os professores estão habituados a sofrer. Todos já sofremos, desterros, injustiças, falta de reconhecimento, menosprezo, etc, mas sempre pensávamos que era provisório… Que se lixe é só um ano. E lá aguentávamos. Bem, com os sindicatos a passarem para o outro lado da barreira, não só ficámos sozinhos como sem esperança de dias melhores. Daí estas associações virem colmatar a necessidade que se sentiu pelo abandono dos sindicatos… Não são anti-sindicalistas ou contra os sindicados, coisa que significa precisamente a mesma coisa mas que o Mário Nojeira, coitado, tão cego está com a fuga de clientes, não consegue sequer perceber… Tal como não consegue perceber, porque sempre foi um interesseiro e um lacaio do PCP, que estes movimentos não são anti-sindicalistas, são é movimentos que se estão nas tintas para eles… E isso é inconcebível para quem tem como profissão ser sindicalista e se habituou a ver os professores como um rebanho que apascenta e dirige.
Acontece que os professores nunca foram carneiros e, desde a fatídica assinatura, a já fraca ligação que existia com os sindicatos foi quebrada, nós já não confiamos neles, nem eles em nós… Foi o que conseguiram as mentes brilhantes capitaneadas por essa luminária de bigode que, ainda por cima, vem agora falar que os outros, isto é os professores, é que estão a provocar a desunião… Será que ele não percebe que não está numa reunião de sindicalistas onde todos lhe dizem ámen, porque é essa a sua profissão… Será que não tem sequer alguém que lhe explique isto? Será que não percebe que se esta ministra, e este governo, arruinou a educação em Portugal ele arrumou de vez com os sindicatos? Não teria sido mais eficaz se estivesse a soldo da ministra e do governo…
Mas será fácil de ver… se marcar uma data diferente de 15 de Novembro é porque, definitivamente, não liga nenhuma aos seus antigos colegas, os professores… Que, obviamente, lhe pagarão na mesma moeda...
Em video, aqui, o resumo do estado das coisas

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Contra ventos e marés...


O gamanço continua...


Ao preço que tem estado o barril de crude, hoje $75, esta descida só pode ser vista como uma brincadeira, já as grandes ladras a operar em Portugal, com a Galp à cabeça, só ainda têm conseguido manter os preços porque os portugueses são piores que cabrestos e o governo governa em conformidade.

Há que ter dinheiro para os bancos...




A A Direcção-geral dos Impostos (DGCI) prepara-se para enviar e-mails a cerca de 28 mil contribuintes com dívidas fiscais ameaçando-os de que, caso não regularizem a sua situação, os irá notificar para que entreguem os documentos das suas viaturas. A medida faz parte de um plano de emergência delineado em colaboração com a equipa política do Ministério das Finanças, de forma a garantir que será atingida a meta de 1500 milhões de euros de cobrança coerciva prevista para este ano, numa altura em que o abrandamento da economia constitui a principal dificuldade para o cumprimento do nível do défice deste ano e para a determinação dos objectivos da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2009 que será apresentada hoje.




Ou seja, é roubar aos pobres para dar aos ricos, perdão... tirar aos que nada têm para dar aos banqueiros... Este é o verdadeiro plano Robin dos Bosques português... é preciso dinheiro para dar aos bancos e banqueiros e tem que se ir buscar a algum lado, como os ricos não pagam, têm que ser os pobres. Em bom rigor, é preciso sacar dinheiro dos nossos impostos para dar aos bancos, para estes poderem continuar a explorar-nos. É simples não é?
Mas não é só... Veja-se os combustíveis, ninguém fala nisso mas o crude baixou para os 80 dólares e os preços Robin dos Bosques continuam iguais...


Cunhas e meninos ricos... 4



Afinal há culpados e têm nomes... Erraram gravosamente, logo deviam ser demitidos...


Erros de cálculo podem determinar perda de lugar no ensino superior.
Equivalências: pelo menos setenta alunos tiveram notas inflacionadas.


A 5 de Setembro, Valter Lemos assinou a proposta de portaria mas, dias depois, mandou cancelar. “Foi-me dito pelos serviços da DGIDC e do ensino superior que havia um vazio legal e que era urgente que a proposta fosse assinada, sob pena de aqueles alunos não poderem concorrer à universidade. Fi-lo de boa fé e sem saber que já havia certificados passados”, explicou. A informação sobre as implicações da aprovação da portaria acabou por a receber dias depois, quando o seu gabinete jurídico analisou a proposta. “Não quis empatar o processo e assinei antes de ter esta apreciação. Quando me disseram mandei anular”.


A isto chama-se, na melhor das hipóteses assinar de cruz... e sacudir a água do capote... Então um funcionário deste nível assina um documento para não empatar, sem antes ver o que está a fazer? Se calhar foi por andar muito ocupado a distribuir magalhães, em vez de fazer o trabalho que lhe competia. Quando a tramóia dos meninos ricos foi conhecida, começou a fuga do rabo à seringa... Arranje-se aí alguém para levar com as minhas culpas que eu depois compenso-o, isto é, promovo-o... O que aconteceu ao funcionário da ERC que cometeu o erro com a questão do Inginheiro? Ninguém sabe? Pois é, o silêncio paga-se caro.

E assim vai o país... No final criam-se vagas extra, os meninos ricos entram todos para onde queriam, o funcionário depois de umas férias é promovido, Valter Lemos acrescenta mais uma coroa de santo à sua enorme colecção e tudo termina bem. É bom ser menino rico...


Capítulo anterior: Aqui

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O assunto está bem entregue...




O presidente António Costa reconhece que há rendas camarárias "escandalosamente" baixas e que já pediu a não sei quantas pessoas, vinte e duas (?) para entregarem as suas (?) casas...
Que bom...

domingo, 12 de outubro de 2008

Porque Chega de Despotismo...


Desta vez vamos inverter os papéis...
*
.
Até porque vem mais a caminho...
.
Algumas curiosidades da proposta para alteração dos concursos:
*O concurso destina-se apenas aos docentes com a categoria de “professor”;
*Os docentes dos quadros de escola das escolas organizadas em agrupamentos, passam administrativamente para os quadros do agrupamento;
*Os docentes dos quadros de zona pedagógica são obrigados a concorrer, no mínimo a 25 agrupamentos ou escolas não agrupadas e a 4 quadros de zona pedagógica;
*Os docentes dos quadros que fiquem sem componente lectiva têm de se apresentar obrigatoriamente a concurso, indicando 25 escolas e/ou agrupamentos. Caso não o façam, sujeitam-se a “processo disciplinar com vista à exoneração”.
*As menções de Muito Bom e Excelente, acrescentam respectivamente em 2 e 3 pontos a graduação para concurso.

O Choque Tecnológico...

Portátil da procuradora da República Helena Fazenda foi roubado.
Dados sensíveis do Ministério Público em parte incerta.

Então um portátil com dados sensíveis não estava protegido por passwords??? Mas que raio de conversa é essa? O meu, sem ter nada dessas coisas sensíveis, só se consegue abrir com a minha palavra-passe. Já outros mais sensíveis precisam de ter próximos dispositivos com chaves encriptadas que mudam constantemente e, sem as quais, o magalhães não só não abre como bloqueia...

Pessoas tão importantes não sabem isso??? A Procuradoria não tem consultores informáticos para essas situações??? Não há desculpas, é no mínimo incúria e negligência grosseira ou outra coisa que eu prefiro nem dizer... Assim vai o país... Vão gozar com outro...


Fica uma ajuda, de borla...
Software destrói dados de portáteis roubados!
Fevereiro 20, 2008 por Rafael Vergani
Uma empresa britânica disponibiliza um programa que apaga dados de portáteis que tenham sido roubados e ativa uma webcam que fográfa o ladrão.
O software é disponibilizado pela Virtuity, uma empresa britânica, e chama-se BackStopp. Utilizando tecnologia Wi-Fi e RFID, o programa bloqueia ou apaga todos os dados de um portátil que se afaste de um determinado “perímetro de segurança”.Trata-se de uma solução para empresas que disponibilizam portáteis aos funcionários e permite ao administrador do sistema verificar qual o portátil que contém informação e ativar os mecanismos de segurança que se justifiquem em caso de roubo.
Como um extra, em portáteis que tenham uma webcam integrada, o BackStopp vai tirando fotografias que possam depois facilitar uma identificação do ladrão.
O preço base para a instalação deste software em cada portátil é de 10 libras mensais (pouco mais de R$ 40,00).

Post sciptum: levei um minuto na internet a encontrar e colocar esta sugestão...

Isso nem é nada.. Vejam...




Fragâncias exóticas perfumam o ar...

Por vergonha, não mostro imagens das salas de professores e das casas de banho, sobretudo a dos alunos, onde nunca há nada... Nem sabão, nem limpeza ou papel higiénico. O que se ensina nas aulas, por exemplo, a lavar as mãos depois de ir à casa de banho, não pode ser cumprido na escola...