sábado, 9 de maio de 2009

Mais do Mesmo...

Continuam a sair... mas ainda há mais... Os finais de saison costumam ser animados e até ao último dia, como sabemos, é aproveitar...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

HCN1...


Portugal e o Futuro Previsível...


Já se antecipam políticas mais fortes de contenção para depois da crise.
Talvez seja tempo de parar para reflectir e, fazer isso, parece-me passar por conseguir conter o ímpeto de final de mandato, os últimos dias do consulado totalitário de Sócrates em que, parece rezar a história, apenas ele ficará a ganhar. Nessa medida os grandes investimentos do TGV e do novo aeroporto parecem-me obras faraónicas a realizar num país que em vez de faraós só tem múmias, secas e maltratadas, às quais já pouco ou nada se conseguirá espremer Confesso que não sei como o fazer, mas parece-me certo que, a bem do nosso futuro próximo, isso tem que ser travado. Se os fins de mandato são sempre épocas negras, algo me diz que estes três de 2009 poderão ser trágicos e, mesmo, irremediáveis.
Na educação, o meu ramo de actividade pelo que o conheço bem, estes quatro anos representarão um retrocesso com consequências a pagar em tempo que não prevejo inferior a uma década. Já por aqui o escrevi que, por exemplo, os cursos do ensino profissional são uma verdadeira bomba ao retardador. O português vulgar, crédulo até limites aflitivos que raiam a imbecilidade, ouve umas baboseiras que mentes perversas lhe vendem e acredita piamente nelas. Porém, em breve, começará gradualmente a perceber que foi enganado, quando os seus filhos concluírem a frequência do 12ºano dos cursos profissionais e os pais verificarem que os módulos que o compõem ficaram, na sua maioria, por fazer… Os pais ainda não conseguiram perceber, sobretudo porque lhes foi ocultado e não têm conhecimentos para o compreenderem, que num sistema destes se passa o ano, única preocupação do encarregado de educação luso, mas que os módulos, isto é, a componente curricular que confere o diploma, fica por fazer, pelo que a seu tempo descobrirão que a ‘escola’ e os professores (é isso que pensarão) os andaram a enganar três anos… Então o meu filho passou sempre e não tem nada ou quase nada feito? Fui enganado! Ele chumbou sempre dizendo-me que tinha passado E passou, só que sem nada concluído, pelo que se deverá ter que arrastar mais três anos para tentar fazer o que deveria ter feito e, levianamente, não fez
Os resultados aparecerão nas estatísticas como se tenham vivido anos de ouro, mas a realidade é que, fora essa pintura dourada, se trata de chumbo puro e não de ouro
Vai ser o bom e o bonito Chamemos-lhe o TGV da educação, irá muito depressa mas deixará os passageiros pelo caminho e não levará a lugar nenhum, a não ser à miséria e ao desespero em que todo o resto da sociedade portuguesa estará mergulhada.

terça-feira, 5 de maio de 2009

FREEPONTE...


Tribunal classifica gestão da EP na Ponte Europa como “muito má”.
Qual é o problema? Desde quando é que há responsáveis a assumirem o custo dos ‘erros’? Portugal é um país escorregadio, onde tudo derrapa mas não cai, à excepção dos índices indicadores da sustentabilidade e civilidade. É tudo uma teia, são as malhas que o império tece e que o povo merece…

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vómito Albino...


Pais querem antecipar idade do pré-escolar. Concorda?

Confesso que é cansativo andar sempre a bater nas mesmas teclas… Mas que raio de jornalismo, de notícias ou de textos é isto?
Título: “Pais querem antecipar idade do pré-escolar.” Mas que pais? O que são os Pais? A corja do bininho? Desde quando? Será que o quê, quando e onde já não fazem parte do jornalismo? Depois… “Para o responsável…” Mas desde quando é que o bininho é responsável? Porquê que teimam na asneira? Essa criatura, e seus apaniguados, são uns subsídio-dependentes egoistamente compulsivos que não representam ninguém, nem a eles próprios… Penso mesmo que, legalmente, tal é o grau confrangedor da situação, deveriam ser considerados inimputáveis… Qualquer coisa assim… Já nem resposta merecem, apenas pena…
Quanto à ideia, obviamente, não é deles, basta espreitar pela Europa para se ter uma pequena noção da importância do ensino pré-escolar no processo de socialização dos indivíduos… Claro que isso não tem nada a ver (eles diriam a haver) com orientação profissional, mas não lhes peçam para ler mais que as três primeiras linhas seja do que for…

Post scriptum: curiosamente, ou talvez não, quando ia borrifar este comentário na gamela de comentários, apareceu-me a dizer que a cofidis lamentava mas o serviço estava temporariamente indisponível… Antes assim, antes assim…

DESTAS NÃO HÁ MUITAS...

Há muito tempo que já não me chegava aos ouvidos a notícia de uma proposta tão boa e inteligente… Um Erasmus para os nossos desempregados. Fantástico, ao que julgo saber até foi proposto o nome de Vasco da Gama para patrono do projecto. Brilhante, porém eu iria um pouco mais longe, criando vários desses projectos Erasmus. Assim, um Erasmus para os nossos jovens delinquentes, chamar-lhe-ia Afonso de Albuquerque; outro para os nossos idosos, seria o Matusálem; mais um para os doentes, seria o S. Nuno Álvares Pereira; para os reformados, seria Pedro Álvares Cabral, para os pobres e subsidiados em geral, criava o Negócios da China, etc.
Como disse, é uma ideia formidável e estou certo que merecerá a maior adesão da União Europeia, onde passaremos a ser conhecidos como os exportadores de miséria Cá quem fica? Ora, os que restam, os políticos, os donos das grandes superfícies comerciais e os banqueiros, pois todos os portugueses normais, isto é, os que não foram bafejados por nenhuma sorte grande, partirão, pois terão um programa adequado à sua miserável situação de terem sofrido e continuarem a sofrer e a pagar políticos idiotas deste calibre.
No fundo, depois de acordar deste sonho idílico, lembro que quem terá vaga neste projecto serão os deputados europeus. É o projecto Governa-te lá fora que isto cá já deu
Até o amigo do Sebastião das mangueiras o manda comer Maizena... Cá para mim deviam era ir os dois comer...