sexta-feira, 11 de abril de 2008

PORQUEMEDIZEM

PORQUEMEDIZEM

Há-de haver, algures, uma razão mais ou menos obscura para se dar início a uma ideia como esta, confesso que eu, por mim, não a sei explicar muito bem ou sequer bem. Com o tempo, fui-me habituando a aceitar algumas coisas como injustificáveis ou injustificadas e a conviver com elas o mais pacificamente possível e, dentro dessa lógica, também hoje não é diferente o meu sentimento a esse respeito, se tem que ser assim, assim será…
Começou de manhã, uma irritação crescente que me foi surgindo ao ler as gordas dos jornais e, como a minha homepage é francesa, começo por essas páginas, procurando evitar a ligeireza de pensar que as nossas notícias são as notícias e que o mundo se confunde com este nosso Portugal, baluarte de esperança e adega do mundo. Ora, vejam bem, as grandes notícias eram as manifestações de professores e, sobretudo, de estudantes que exigiam mais professores e lutavam na tentativa de evitarem a supressão de 11 200 funcionários para o próximo ano lectivo… Não estou a brincar, deixo-vos literalmente o início do texto e alguns links para que vejam com os vossos próprios olhos:

“PARIS (Reuters) - Le ministre de l'Education nationale, Xavier Darcos, a exclu toute remise en cause du plan de 11.200 suppressions de postes prévues pour la rentrée prochaine, qui provoque depuis deux semaines des manifestations de lycéens et d'enseignants dont l'ampleur va croissant”

http://fr.news.yahoo.com/rtrs/20080411/tts-france-education-darcos-ca02f96_1.html http://fr.news.yahoo.com/fc/education.html
http://www.flickr.com/photos/tags/lyc%C3%A9ens/show/

Ainda mais, deixo-vos imagens bastante esclarece-
doras, vejam… alunos a pedir professores!!! E ain-
da por cima consideram-nos seus o que, quer-me
parecer, é um tratamento carinhoso e de reconhe-
cimento… Confesso que fiquei satisfeito por ter
este hábito de não começar o dia a ver as notícias
portuguesas e que, ainda por cima, não vêm de
Marte nem de algum lugar muito distante, é

de França, logo ali a seguir a Espanha… Bom mas vejam bem e vejam mais , não deixem de ir ao último site que vos envio e reparem que até os CEFs lá do sítio colaboram e para quê? Para pedirem mais professores, mais funcionários, mais escola. É fantástico, fez-me lembrar a manifestação dos 100 mil onde vi, como todos os colegas que lá puderam estar e os portugueses que quiseram olharam para a televisão, os nossos alunos a defenderem-nos e a lutarem ao nosso lado, numa luta que, se virmos bem as coisas, acaba por ser mais deles do que nossa, já que, mal ou bem lá fomos fazendo as nossas licenciaturas, as nossas acções de formação, os nossos mestrados e doutoramentos (e atenção que nas escolas não as aceitam feitas por via postal e com Inglês técnico), dizia eu, foi bonito e esclarecedor.
Entusiasmei-me! Vamos rápido para Portugal, talvez se tenha pegado alguma coisa… Dura realidade, grande tristeza... Por toda a parte somos amesquinhados e vilipendiados por analfabetos, sindicalistas, políticos e por tudo o que respira. Chego mesmo a pensar que até já os cães nos olham de lado e se atrevem a dar palpites e em França, uma redução de 11 200 funcionários da educação dá tudo aquilo? Bem, nós que somos incomensuravelmente menos, menos cultos e que muito mais precisávamos de investir na escola e na educação o quê que vemos? De certeza que entre reformados à pressa, os mortos, os sem colocação, os que tomaram juízo e foram a outra vida, os funcionários que não foram repostos e nos deixaram os corredores, e tudo mais, vazio já lá vão bem mais do que onze mil e tal, e os outros, os que continuam a ficar, andam de monco caído, entrando e saindo a tentar que se não dê por eles, envergonhados e humilhados, evitando dizer no exterior que são professores; senão lá vem a conversa: então, aquilo vai mesmo mal, hein? Como é que consegue? Também leva porrada dos alunos? Ainda não? Hum… tem tido sorte, mas há-de levar…
Talvez… Mas tem-me custado mais a estupidez que aqui vejo a pairar por todo o lado. Hoje, ao ler os pasquins cá do burgo e as novas que eles lá trazem, deu-me esta coisa e comecei a escrever mails, inutilmente porque ninguém me liga e eu não chego a lado nenhum, para tudo o que era sítio e lugar. Fartei-me. Tinha que dizer o que penso: Não me sinto representado por estes vendidos e inúteis dos sindicatos, assim como creio que a maior parte dos cem mil também não. Na minha opinião, dever-se-ia voltar ao início começando por enterrar nas gálgagas entranhas que os pariram os aberrantes estatutos dos professores, dos alunos e da gestão escolar... e olhem, a avaliação a mim pouco me importa, sempre dei aulas, sou avaliado pelos alunos todos os dias, fui avaliado muitíssimas vezes e não tenho medo nenhum de o voltar a ser. Já, em tempos e por não lamber as botas a esses ridículos seres que nos envergonham, tive o prazer de fazer notar que, ao contrário de me preocupar por ser criticado, me sentia elogiado e apenas temia ser aplaudido por eles.
Hoje, agora, e infelizmente creio que por muito tempo, só tenho medo que me avaliem por temer que me considerem representado por aqueles idiotas que se arrogam no direito (?) de dizer que me representam. Já agora, se souberem ler, leiam o que se está passar em França e que os nossos mass merdia não divulgam.





9 comentários:

Anónimo disse...

Mas ó Zé.....a nossa realidade nada tem a ver com a Franca.
A nossa cultura e a nossa conscializacao ainda medeia muito entre telenovelas e conversas de café.

Comecar pelo fim?
Todos os exemplos sao bons dentro da nossa realidade e com a nossa historia. E todos sabemos do que ela é feita infelizmente....os media na nossa terra teem um gosto sadico em divulgar o lado negativo...senao vejamos:
o aluno que deu pontapes na professora, a professora que deu uma bofetada ao aluno insubordinado, os pais que pensam que escola e educacao nao passa de atl para preencher as horas dos filhos, enfim um sem numero de situacoes a que ja estamos habituados.

Mas esses sao os melhores porque é isso que os nossos media divulgam.
O nosso povo sempre gostou de lavar roupa suja mas a merda fica em quem a segura.
Ai que ja estou a falar mal....que dirao os filhos dos amigos, que lerao isto...lá está...a Nany passa a ser uma "gaja porreira" porque disse "merda" na net.

Beijinhos para todos e para ti Zé.
Nany

avelaneiraflorida disse...

Olá Zé!!!!
que boa surpresa, este teu cantinho!!!!
Virei aqui visitar-te...embora o tempo seja cada vez menos!!!! Não imaginas como anda a Madeira T.!!!!
Como andamos todos!!!!
Mas fico muito contente por te encontrar aqui!!!!
bjkas!!!

Anónimo disse...

Agora fiquei toda baralhadinha....
Eu tb tenho um blog,mas para te responder, queria mandar uma fotografia....como fazer?
Beijinhos. Nany

Anónimo disse...

estou de acordo consigo...

maria de lourdes modesto
ministra da culinária

Unknown disse...

Nao tens motivo para te preocupares num futuro próximo.. Quanto muito, poderás daqui a una ou duas geraçoes, ser julgado por teres participado na criaçao de um país de energumenos..
Mas depois, absolvem-te porque foram ordens da Tia Lurdes e do Tio Sócas..
Um abraço.. freddy

Anónimo disse...

boas, primo Ze, estou a ver que tens evoluido, pena não ser para o lado da pesca!
vai dando noticias.
calhau

Anónimo disse...

OI ZÈ DAQUI BIG BROTHER DE SANTA MARIA - GANDAS BEZANAS QUE LÁ SSEFIZERAM. AQUI EM BRAGA É UMA PASMACEIRA. tÁS A VER QUEM É NÃO TÁS.nÃO CARAÇAS NÃO +É A FLORA É O PAULO NÃO DE VISWU MAs de braga. Tá giro o teu blog, tenho de fazer um tambem, quer dizer até já fiz mas é para os putos. Olha vai ao blog da educaçºaO DO MEU UMBIGO E POST LÁ QUALQUERCOISA. O MEU NICK É BIG BROTHER OU LAND OF CONFUSION . UM ABRAÇO

Anónimo disse...

Olá Zé, assim como todos te chamam.
Ah! Voz do povinho!Eu sabia que não me ias desiludir!!!
Estou contigo, no teu blog, na tua sensatez...
Estive lá no dia 8 de Março, sem bandeiras, sem autocolantes, em silêncio...marchando...
Até dá nojo o acordo que fizeram.Também não me sinto representada por eles, aliás sinto comichão só de ouvir falar!!!
Tenho saudades dos nossos lanches às 10 horas da manhã, com whisky falso, presunto e os teus ovinhos...
Beijos Apolinea

Anónimo disse...

diz-me o que pensas que eu digo o que fumas e que medicamentos tomas.
quem é o teu fornecedor??
Um abraço do cunhado