quinta-feira, 19 de junho de 2008

Ministra sobre exames nacionais. Houveram???




“Gostava de lhe dizer que há uns quantos pessimistas de serviço neste país, muito pessimistas. O que acontece é que o país tem que estar sempre mal e os alunos ser sempre maus. Quando os resultados são, por si, maus e houveram??? fragilidades nos conhecimentos e nas competências, aí está a prova de que o país está mal”
MLR, (sic) in entrevista à SIC.

Será que Professora doutora Ministra da educação não sabe que não se diz houveram, mas houve??? Estavam a falar de quê? De exigência? Em português???

Se a virem por aí, deixem-lhe esta dica…
“O Verbo Haver
O verbo haver não tem somente o sentido de existir. Tem também o de ocorrer (caso em que também é impessoal): “Houve três acidentes em Camaçari”; o de obter, conseguir: “Ele espera haver o perdão do filho”; o de considerar, julgar, entender: “O árbitro houve por bem suspender a partida”; o de sair-se, comportar-se: “Ele se houve bem no concurso para juiz”. Pode ainda funcionar como auxiliar, na formação de tempos compostos: “Ela não havia feito o trabalho”.A forma houveram surge quando se emprega haver com qualquer sentido que não seja o de existir, ocorrer ou fazer (na indicação de fatos ligados ao tempo, fenômenos da natureza etc.): “Os sem-terras houveram do juiz a liminar”, / “Os funcionários houveram-se por bem encerrar a greve”, / “Os devedores houveram de me pagar”. Quando tem o sentido de existir, o verbo haver é impessoal, isto é, não tem sujeito e fica sempre na terceira pessoa do singular, em qualquer tempo ou modo. Assim, se dissermos: “Houve muitos festejos em louvar a São João”, houve é a terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Note que o correto é: “Houve muitos festejos juninos”. (continua in http://hilltop.my1blog.com/o-verbo-haver/ )

8 comentários:

Anónimo disse...

A tua porteira também não diz "houveram"? Por que é que a Porteira do Governo hão haveria de ser como as outras?
E a muitas mais coisas "há-des" tu assistir, se a Senhora de Fátima quiser.

titofarpas disse...

Não há problema... até com este erro ela vai arranjar uma boa desculpa e se calhar criar uma nova gramática para o próximo ano...
Parabéns pelo blog
Posso adicioná-lo no meu?
Obrigado

Storinha disse...

A senhora reflecte a literacia do país... se bem que agora os alunos são todos fantásticos não é??? Mais de 90% de positivas nas aferições...agora é que vai ser difícil entrar na faculdade!!! Lá vai ela ter que criar um curso de Medicina nas Novas Oportunidades!!!
Enfim... que mais nos irá acontecer...

Ah é verdade, gostei do teu blog... posso adicionar-te ao meu cantinho???

quink644 disse...

Claro que podem adicionar-me... até fico muito satisfeito. Quanto às novas oportunidades já estão previstas para os camionistas...
"Criação de apoios à formação no sector e criação do Centro de Novas Oportunidades para Transportes";(sic) um dos pontos assinados pelo Mário Lino e os camionistas, podem lê-los todos em: http://porquemedizem.blogspot.com/2008/06/voltamos-ter-o-polvo-entrar-nos-em-casa.html#links ou no site da Antram, que podem ceder por este endereço.
Quanto a Medicina elo CNO, para já, não sei dizer nada. Porém, diz isso baixinho, como há falta de médicos...
Um abraço

Anónimo disse...

A iliterata-patarata- Sinistra trabalha para as estatisticas,só para as estatisticas.Foi igualmente o primeiro especimen a sair do "ganda" programa Novas Oportunidades,versão doutoramento em Sociologia pelo ISCTE.Vivam os Diplomas!Abaixo o Saber!

titofarpas disse...

Já adicionei, obrigado e boas bloguices!!!

Anónimo disse...

Pudesse eu e comentaria todos os seus "posts" mas como a Lulu não me dá tempo, nem sossego apenas deixo o meu cometário a mais esta "alarvice". Depois de ter visto e vigiado o exame nacional de Português, Língua não materna, nível de iniciaçaõ, para 9º e 12ºs anos, que mais se pode dizer. "Houveram" muito boas notas, tal era a "vergonha" de prova que os alunos tiveram que realizar.
Os meus parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

Aprendi muito