quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Napoleão e o Príncipe...




Napoleão Bonaparte escreveu, nos seus célebres comentários ao Príncipe de Maquiavel, que nunca devemos pedir nada que não possamos exigir… Ora, esta é uma lição que nunca devia ser esquecida por ninguém, mormente em questões de política internacional, já que é com base na força que as resoluções são tomadas e, neste caso, à força juntou-se o engenho, já que o Obikuelo georgiano, não se sabe ainda aconselhado por quem, deu os motivos suficientes à Rússia para que esta pudesse marcar uma posição de força. Ao que deveria ter sido sábia e superiormente ignorado, foi dada a importância que permitiu formar uma tempestade num copo de água que não tem parado e que só conduz à vitória de quem tem, neste caso, efectivamente, a força do seu lado… A Rússia.
No campo político, agora abordado em termos de direito internacional, o princípio da autodeterminação dos povos também joga a favor dos ossetas do sul, ainda por cima quando querem encostar-se a um gigante como a Federação russa. Bem vistas as coisas, e numa perspectiva estritamente racional, o que prefeririam, pertencer a uma grande federação ou a um país risível chefiado por um ainda mais risível presidente? Na vossa resposta está o que vai acontecer… e mal andaram os EUA e a Europa quando se esqueceram de ler Napoleão.
Eduard Kokoiti, ao que parece soprado ao ouvido por Putin, contemporiza, mas, como diz o adágio latino proferido por Júlio César, alea jacta est...

Sem comentários: