sexta-feira, 24 de abril de 2009

Um Falso Problema...

Professores apelam ao apoio da opinião pública para a sua luta.

O que é a opinião pública? Creio que esta é a maior questão que se pode levantar a este respeito… Pois bem, a opinião pública não existe, pelo que não devemos contar com algo inexistente.
O que existe são os mais diversos conjuntos de pessoas que poderíamos enquadrar em alguns grandes grupos o maior dos quais é, em Portugal, o que pura e simplesmente não lê, não ouve e não pensa senão em como abotoar os botões da frente da sua camisa… Querem lá saber dos professores, da educação ou da escola… São coisas que lhes são estranhas, distantes e aborrecidas pois não as entendem.
Um segundo grande grupo, que igualmente não lê nem compreende nada do que se trata, preocupa-se apenas em que os filhos vão para a escola, para eles poderem ir trabalhar. Desde que isto funcione, tudo está bem.
Depois vem o grupo dos ressabiados da escola, aqueles cuja experiência escolar foi traumatizante e que guardam, desde essa altura, um surdo rancor a tudo o que é professor. Eles representam o seu fracasso e o seu arqui-inimigo, também não lêem, nada percebem do assunto, mas estão sempre prontos a atacá-los. Ou porque não fazem nenhum, ou porque ganham muito, ou porque eles é que sabem o que é a vida, ou porque ouviram um palerma qualquer na televisão a soltar umas atoardas e, a partir daí, consideram-se tão especialistas como se consideram sábios em futebol e tácticas futebolísticas…
Segue-se o grupo, cada vez mais alargado, dos subsídio-dependentes, para quem a escola é para os servir a si e aos seus muitos subsídios que por lá andam a fazer o que os pais fazem cá fora, isto é, a dar cabo de tudo. O estado é para eles um mistério que lhes dá muitas coisas e que eles acham sempre pouco. Claro que não percebem porquê e, no fundo, estão convencidos de que os outros são uns otários por lhas darem e não fazerem como eles. Sabem, contudo, que se forem trabalhar ficam a ganhar muito menos do que o que ganham, perdem regalias e têm que vergar a mola, o que é chato.
Finalmente, há uma minoria que se interessa pela questão, se procura informar e que não é necessário pedir a adesão, já que são suficientemente inteligentes para no-la darem sem ser necessário pedir. Para estes, o grande mistério é compreenderem como é que os professores aguentam aquilo que fazem e nas condições genéricas em que o fazem. Neste grupo encontram-se incluídos a quase totalidade dos alunos que já têm discernimento e a totalidade dos adultos que frequentam a escola. Eles vêm como é a vida dos professores e admiram-nos, além de estarem agradecidos pelo esforço que vêm fazer para os ajudar.
A opinião pública é, pois, um falso problema que não nos deve preocupar minimamente.

3 comentários:

joshua disse...

Conto com o que as pessoas inteligentes em Portugal vêem acontecer de malígno aos Professores por gente que nem da água do esgoto é digna.

O problema é aquela massa de portugueses com um ligeiro atraso. Lembro-me de um aluno com um ligeiro atraso e ao mesmo tempo com uma violência e rancor desproporcionadas sobre uma minudência avaliativa qualquer penalizadora.

Devemos ter ou não receio da superficialidade e alienação gerais que se (con)vertem em indiferença e até apoio perante a opressão governamental?

Pata Negra disse...

Quem não percebeu até agora, não é agora que vai perceber!
Contudo, em final de ano lectivo, em final de ciclo político, será importante deixar um sinal claro a todos os portugueses, políticos incluídos, que o problema do ensino público, dos professores e da educação não foi resolvido, está tudo um caos e caminha-se para o abismo. Os professores têm o dever de dar mais um sinal!
Um abraço em todas as lutas e em todas as frentes

joshua disse...

Outro abraço, caríssimo João. Inteiramente de acordo!