quinta-feira, 1 de maio de 2008

"'Nova Águia' retoma a ideia de Pátria e repensa Portugal a partir da lusofonia"






Foi com muito agrado que comecei a ler a notícia do DN que dizia estar de volta ‘a Nova Águia’, tanto mais que concordo em absoluto com o que comecei a ler: “Uma nação "não pode reduzir-se aos entusiasmos fugazes da expectativa de proezas futebolísticas. Há que refundar Portugal", lê-se no manifesto da revista Nova Águia, que chega às livrarias no dia 19.” Bem, depois continuei a ler e as minhas desconfianças foram-se avolumando… Até obter a certeza de que, ao invés de estarem a retomar o espírito e pluralidade da antiga A Águia, estavam apenas a conspurcar-lhe o nome ou, o que para mim vai dar ao mesmo, a servirem-se dele para fins comerciais. Reparem só no conjunto de colaboradores da genuína revista e comparem com os da actual, sendo que na primeira eram autores e pensadores desconhecidos, assim capazes de trazer novidade, e nesta são as trutas do costume, em mais um espasmo habitual, certamente muito bem patrocinado… O ridículo da coisa só ainda vai mais longe com a sua periodicidade… Semestral??? Vejam que a original era quinzenal e saibam que, por vezes, os seus colaboradores tinham de andar a arranjar dinheiro entre eles para a publicarem… Como é que tão ilustres senhores querem agora intervir culturalmente no país ou alterar o que quer que seja fazendo-o semestralmente, numa época em que a velocidade e quantidade de informação são alucinantes? Bato-lhes hoje uma palma… daqui a seis meses talvez bata outra e assim sucessivamente… Agora esqueçam é a ideia de se julgarem continuadores da Renascença Portuguesa, pois o seu espírito era o de fazer para ontem e intervir dinamicamente na sociedade, algo que não me parece que sejam capazes, sequer, de tentar esboçar. Tomem antes um chazinho…

4 comentários:

Renato Epifânio disse...

Caro "Quink644":
Há comentários que apenas "conspurcam" quem os faz...
Muito cordialmente
Renato Epifânio
Direcção da NOVA ÁGUIA

quink644 disse...

Renato Epifânio
Direcção da NOVA ÁGUIA
Creio que se ler o que eu escrevi, sem o fazer a quente, verificará que está a ser injusto no seu comentário. De insultuoso os meus textos não têm nada... Provocadores, polémicos? Talvez e não era esse o espírito da Renascença Portuguesa que os senhores agora querem retomar?
A meu ver, urge relançar esse espírito e só pecam por tardias todas as iniciativas para esse fim, porém, não comecem com o passo errado...
cordialmente,
quink644

quink644 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
quink644 disse...

A 2ª mensagem apenas foi removida porque me enganei e publiquei a mesma duas vezes.