terça-feira, 29 de julho de 2008

Não é com vinagre que se apanham moscas...




Governo quer médicos a trabalhar em exclusivo no serviço público
29.07.2008 - 09h20 PÚBLICO

Não é preciso, sequer, ser inteligente para deduzir o que aconteceria se esta ideia inconcebível do governo que nos desgoverna fosse avante… Cada vez mais, o sector privado tornou-se aliciante para os médicos e já se vem notando uma acentuadíssima saída destes do serviço público para o privado. Ora, se estando as coisas como estão, isto já se verifica o que seria do sector público se esta medida entrasse em vigor? Simples, os bons médicos, aqueles que têm convite do privado, ou já lá trabalham parcialmente, saíam todos e apenas lá ficavam os que o privado não quisesse… quem sofria com isso? Os mesmos de sempre, a arraia-miúda por que os políticos e privilegiados deste país, em caso de necessidade, vão direitinhos ao privado. Pelo menos nunca vi no serviço público nenhum figurão, imaginem um fulano qualquer de tal sentado, se houver lugar, ao lado da fauna que costuma atafulhar as urgências…
Mais, falo apenas como utente que tem olhos, ouvidos e nariz, se fossem médicos o que prefeririam: trabalharem em instalações a cair de podres, com calores infernais, superlotadas, sujas, com pessoal que responde mal, não quer fazer, aparelhos perfeitamente obsoletos, etc, etc, ou, pelo contrário, trabalharem num bom gabinete, com belíssimas instalações, limpas, com pessoal motivado e educado, material recente e adequado, lugar à porta para parar o carrinho e ainda ganhar mais, trabalhando menos? A resposta deixo-a para vós…
Para o governo que nos desgoverna apenas deixo perguntas… como tencionam cativar os médicos? Como é que vão abrir carreiras especiais se têm estado a reduzi-las? Como é que vão equiparar um médico a um outro qualquer licenciado ou um especialista a um outro qualquer especialista nas outras áreas? Como querem aumentar o corpo clínico do público tratando cada vez pior os médicos, enfermeiros e outros funcionários da saúde? Meus caros, não é com vinagre que se apanham moscasnem é no vinagre que V.Exas vivem…

4 comentários:

Pata Negra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pata Negra disse...

Evidentemente que com esta medida o governo "das medidas" (são tantas que não podem ser, senão incoerentes umas com as outras) conta matar com dois tiros um coelho: ao mesmo tempo que passa a ideia populista da exclusividade, dá mais um golpe no SNS e, com isso dá cabo da nossa sáude, isto é, mata-nos!
Porque não fazer o contrário?: Nenhum médico pode trabalhar em exclusivo no privado, os seus estudos ficaram caros ao estado, um mínimo de serviço público não lhes ficava nada mal!
(Obrigado pelo link - porcos e xuxalistas é comigo!)
Um abraço que se me diz

quink644 disse...

Inteiramente de acordo... Assinaria por baixo sem hesitação em tudo, a minha chamada de atenção é essencialmente essa, os médicos e os ricos serão sempre os únicos que não faicarão a perder...
Um abraço bem grunhido...

quink644 disse...

obviamente, faicarão é ficarão... malditos portáteis...