sábado, 19 de julho de 2008

Faz bem o Papa, faz bem...

Bento XVI

Desculpas e vergonha do Papa devido aos padres pedófilos australianos.

Hoje às 12:19 (TSF)

O Papa Bento XVI manifestou, este sábado, em Sidney a sua «vergonha» relativamente aos abusos sexuais cometidos por padres australianos e apresentou as suas desculpas às vítimas.O Papa sublinhou perante os bispos e seminaristas australianos «a vergonha que todos sentiram devido aos abusos sexuais sobre menores por parte de certos padres e religiosos desta nação».Bento XVI manifestou-se «profundamente desolado com o sofrimento a que as vitimas foram sujeitas» e assegurou que «partilha desse sofrimento».Esta frase, acrescentada pelo Papa ao texto distribuído aos órgãos de comunicação social, corresponde ao pedido de desculpa reclamado por algumas vítimas.O Papa sublinhou que as «más acções» praticadas por membros do clero «devem ser condenadas sem qualquer ambiguidade».«As vítimas devem receber compaixão e cuidado e os responsáveis pelo mal devem ser levados à justiça», acrescentou Bento XVI.O Papa encontra-se na Austrália por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), reunião planetária de jovens católicos este ano organizada em Sidney.Na Austrália, 107 padres e religiosos católicos foram já condenados pela justiça por agressões sexuais ou violações, segundo Broken Rites, uma associação de defesa das vítimas. Outros julgamentos estarão ainda em curso.



1 comentário:

Anónimo disse...

Desculpas não servem…
Eu, se assaltar um Banco e pedir desculpas, vou de cana na mesma.
Esta forma recorrente de se colocar os problemas da pedofilia e de outros abusos sexuais no seio da Igreja Católica – que é pedir desculpas, é atirar-nos areia para os olhos.
O VATICANO É CORRESPONSÁVEL. E há muito tempo que devia, como estado riquíssimo e poderoso que tem conhecimento destes fenómenos em todo o mundo, criar mecanismos internos para os prevenir e combatê-los. Só não o faz porque não quer. Não dá jeito…
É mais fácil, mais barato e mais conveniente, pedir desculpas...