terça-feira, 2 de setembro de 2008

O PAÍS DAS MARAVILHAS...


“Ministra da Educação diz que contratou os professores pedidos pelas escolas”
Podia era também ter dito que deu ordens às escolas para não pedirem professores… Na escola onde estou, há uma enormidade de lugares por preencher, já que, com a excepção dos professores do quadro, mais nenhum lugar foi preenchido e esses lugares representam qualquer coisa como 30 ou 40% das necessidades de mão-de-obra da escola… Logo, talvez tenha razão no que disse, não disse foi o resto…
Depois, mão-de-obra é, no meu entender, uma expressão extremamente infeliz no que respeita ao trabalho docente, já que nem os alunos são coisas nem os professores ensinam propriamente com as mãos… Mas, uma vez mais, talvez ela tenha razão e as escolas não passem hoje de meras fábricas de forjar certificados, mas também os resultados não são produto nem dos alunos, nem dos professores, tão só da aplicação de leis e fórmulas cada vez mais permissivas, em que, praticamente, só reprovam os alunos que são presos ou falecem durante o ano…
Boa forma de começar outro ano no país das maravilhas…
Vão lá inaugurar os computadores novos das escolas chiques, na minha continuam os mesmos do ano passado e o decoro impede-me de falar sobre eles… e a vergonha quase me impedia de dizer que, onde presto a minha mão-de-obra, não há sabão para as lavar, nem papel para limpar seja o que for... Custava menos sofrer estas coisas se estes governantes estivessem quietos e calados...

4 comentários:

Anónimo disse...

Yuts, daw palagpat imo blog.

quink644 disse...

ruygau,hitr khki tu cabeça...

avelaneiraflorida disse...

Olá, AMIGO!!!!!!!!
Pois, estamos de regresso às "casas dos horrores"...mas a única coisa em que vale a pena apostar é nos "MIÙDOS" e nos AMIGOS que vão estar ali a dar o seu melhor...APESAR DE TUDO!!!!
Bom trabalho, e tudo de BOM PARA TI!!!!

bjkas!

Anónimo disse...

Amigo:
e lá vamos começar tudo de novo...com o regresso de colegas incapacitados para a docência...com falta de material informático e espaço útil...sem os professores suficientes...com excesso de alunos, no caso da minha escola...com muita papelada para nos afogar...hum...isto está lindo!!!
beijocas apolinea 2004